Cidadania e Cultura

Reconhecer e preservar a memória e os saberes de um povo permite o legado para que as gerações possam entender e permitir a continuidade dos conhecimentos e tradições.
O Atlas Escolar de Conceição do Mato Dentro traz amplo conteúdo sobre história, cultura, meio ambiente, desenvolvimento econômico e social do município. Trata-se do registro e reconhecimento do imenso patrimônio histórico-cultural e natural que o município abriga, elementos estruturantes de sua identidade e singularidade no mundo. Seu enfoque interdisciplinar traz contribuições significativas para estudantes, por favorecer a ampliação dos conhecimentos que são trabalhados pedagogicamente na educação básica.
O livro “Raízes, Rezas e Receitas de Mato Dentro” teve por objetivo o resgate e valorização dos conhecimentos ancestrais do uso de “plantas para cura e promoção da saúde” e dos rituais de benzeção no município. Uma obra ímpar, onde respeito e delicadeza se ajustam para trazer ao público o universo dos raizeiros/as e das benzedeiras/os de Conceição do Mato Dentro.
Uma realização da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico/ Prefeitura Municipal de Conceição do Mato Dentro.
Cartilha patrimônios de Catas Altas

EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

O registro do patrimônio material e imaterial contribui para a compreensão dos valores culturais, contribuindo para a criação de instrumentos de defesa e proteção dos bens locais.

A internet mudou os aspectos sociais e culturais e a forma como nos comunicamos exige, cada vez mais, a construção de redes de informação, comunicação e divulgação on line. Por isso criamos a Cartilha Digital Patrimônios de Catas Altas para divulgação conjunta dos bens culturais nas redes sociais: grupos de WhatsApp, páginas de Facebook, sites e perfis de Instagram. Em maio de 2022, as Cartilhas foram disponibilizadas aos 654 alunos das Escolas João XXIII e Agnes Pereira Machado, dentro de uma ação que promoveu atividades artísticas para que cada aluno retratasse um patrimônio do seu cotidiano e também visitas aos patrimônios contemplados, como o Bicame de Pedras.

DESENVOLVIMENTO

Preservar e valorizar os patrimônios culturais constitui potente vetor de geração de renda e crescimento da atividade turística, promovendo qualidade de vida para as comunidades.

O Guia das Cachoeiras e o Mapa Turístico de Santo Antônio do Itambé retratam a beleza dos recursos naturais e atrativos turísticos do município. A valorização e promoção das potencialidades turísticas, dentre elas o turismo ecológico que está diretamente relacionado à boa gestão dos recursos naturais e é uma atividade potencialmente geradora de renda.